Sugestão de leitura: Isaac Asimov - Nêmesis
O livro Nêmesis é uma excelente obra de ficção científica, marca do grande caráter imaginativo de seu autor, Isaac Asimov. Esse livro é, se não me engano, um dos poucos (talvez o único) escrito por ele que não faz parte de uma saga.
O enredo se desenvolve no século XXIII, onde os seres humanos, com a Terra superpovoada, começaram a colonizar todo o sistema solar. Uma das colônias, uma nave gigantesca chamada Rotor, consegue desenvolver uma maneira de viajar através de saltos pelo hiperespaço, uma forma de viajar a velocidades muito altas, apesar da grande quantidade de massa da nave e não contrariar a relatividade, ao mesmo tempo uma astrônoma de Rotor faz a descoberta de uma estrela mais próxima do que a estrela até então considerada mais próxima (Proxima Centauri). Mitos antigos e suposições da Terra, de que uma estrela bem próxima traria um destino desagradável para o planeta são lembrados e é justamente por isso que a estrela recebe o nome de Nêmesis. Para fugir do superpovoado sistema solar, Rotor, através de sua avançada técnica de viajar através do hiperespaço muda-se em segredo para uma região onde a força gravitacional de Nêmesis é dominante.
O desenrolar da história a partir desse ponto se torna cada vez mais interessante, com todos os problemas enfrentados na Terra, como os governantes reagiriam ao descobrir que uma colônia simplesmente escondeu uma tecnologia extremamente útil de todo o resto da humanidade e fugiu para uma estrela que pode destruir o planeta? E se uma personagem extremamente sensível e inteligente, com um dom bastante incomum de ler a expressão corporal habitasse uma colônia ainda bastante ligada a raízes no sistema solar?
Essa é minha sugestão de livro da semana!
Diovani Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário